Critérios de Submissão

Regras para submissão de materiais

Para que você possa submeter seus materiais no site do CLEF, é necessário acessar www.clef.com.pt/submissoes e preencher o formulário. Você terá explicações a respeito da construção dos materiais a partir do item 1, a seguir, constante destas regras.
O CLEF, após estar de posse dos materiais submetidos, irá formatar os arquivos de documentos segundo seu padrão de layout e, nos arquivos de slides, adicionará uma tela inicial e outra final em harmonia com seu padrão.

O título do seu arquivo terá variações de acordo com o tipo de material a ser submetido.
Se o seu material for didático, a saber, de uso do professor e/ou de alunos em sala de aula, ele poderá conter seis tipos de temas: avaliações, exercícios, livros didáticos, miniartigos, roteiros de aula e slides. Como exemplo: você tem uma avaliação de epistemologia. O nome do arquivo seria: didatico-avaliacao-epistemologia-seunome.doc ou .ppt. Os nomes não podem conter acentos, cedilhas, espaços ou estarem em caixa alta.

Se o seu material for paradidático, a saber, de apoio ao professor para a elaboração de suas aulas, ele poderá conter cinco tipos de temas: artigos filosóficos, artigos pedagógicos, livros paradidáticos, planos de aula e resenhas de livros. Como exemplo: você tem um plano de aula de ética. O nome do arquivo seria: paradidatico-planodeaula-etica-seunome.doc ou .ppt. Os nomes não podem conter acentos, cedilhas, espaços ou estarem em caixa alta.
Importante salientar: se o seu arquivo estiver conectado a outro material a ser submetido, que isso seja indicado na apresentação ou no corpo do mesmo, pois vários materiais podem ser utilizados como complementos a outros.

Materiais didáticos

São textos a serem aplicados diretamente nas aulas de Filosofia do Ensino Médio. Podem ser utilizados em uma aula (avaliações, exercícios e miniartigos,), por um período de algumas aulas (roteiros de aula e slides), ou mesmo durante um trimestre ou um ano letivo (livros didáticos).

Avaliações

São compilações de questões que servem para o professor avaliar o conhecimento dos alunos sobre temas filosóficos trabalhados em aula. Compostos por modelos e sugestões de avaliações em filosofia, com questões dissertativas ou objetivas acerca de problemas, argumentos e temas filosóficos (clássicos ou contemporâneos) ou de teor filosófico. Podem ser conjuntos de instruções para fichamento de textos (preferencialmente acompanhadas por modelos), mapas conceituais, listas de argumentos e redações filosóficas. As avaliações podem ser também no formato de testes (quizz), de lógica formal e informal (formalização de argumentos, verificação de validade por diferentes métodos – diagramas de Venn, tabelas de verdade, tableaux semânticos etc.), de identificação de falácias entre outros.
Formatação:
Tipo de arquivo: .doc ou .docx
Número mínimo de páginas: 1
Número máximo de páginas: 8
Tipo de fonte (letra): Times New Roman tamanho 12 (11 para citações)
Espaçamento de entrelinhas: 1,5

Exercícios

São compilações de questões que servem para o professor exercitar o pensamento dos alunos sobre temas filosóficos trabalhados em aula. São compostos por m odelos e sugestões de exercícios em filosofia, com questões dissertativas ou objetivas acerca de problemas, argumentos e temas filosóficos (clássicos ou contemporâneos) ou de teor filosófico. Podem ser conjuntos de instruções para fichamento de textos (preferencialmente acompanhadas por modelos), mapas conceituais, listas de argumentos e redações filosóficas. Os exercícios podem ser também no formato de testes (quizz), de lógica formal e informal (formalização de argumentos, verificação de validade por diferentes métodos – diagramas de Venn, tabelas de verdade, tableaux semânticos etc.), de identificação de falácias entre outros.
Formatação:
Tipo de arquivo: .doc ou .docx
Número mínimo de páginas: 1
Número máximo de páginas: 4
Tipo de fonte (letra): Times New Roman tamanho 12 (11 para citações)
Espaçamento de entrelinhas: 1,5

Livros didáticos

São livros com conteúdos adequados para aplicação direta em uma aula de Filosofia. São aqueles que já foram ou são utilizados por professores e alunos do Ensino Médio brasileiro, português ou de outros países de língua portuguesa.
Formatação:
Tipo de arquivo: .doc, .docx ou .pdf
Número mínimo de páginas: 10
Número máximo de páginas: indefinido

Miniartigos

São textos argumentativos curtos úteis para o professor utilizar em sala de aula. Exemplifica ao aluno como uma ideia é cuidadosamente construída, como um argumento é desenvolvido. Esses textos têm um formato similar aos dos artigos de opinião normalmente apresentados em jornais e revistas, ou seja, objetivam o desenvolvimento da atenção para a leitura de textos argumentativos. São voltados propriamente aos estudantes de nível fundamental, médio ou superior, que E podem conter apresentações e/ou comentários de temas, problemas, argumentos, conceitos, excertos de textos clássicos, biografias etc. As imagens devem estar anexadas no corpo do artigo.
Formatação:
Tipo de arquivo: .doc ou .docx
Número mínimo de páginas: 2
Número máximo de páginas:
Tipo de fonte (letra): Times New Roman tamanho 12 (11 para citações)
Espaçamento de entrelinhas: 1,5

1.5 Roteiros de aula
São materiais a serem entregues aos alunos. Esses podem conter a conjugação de textos com conteúdos didáticos (eventualmente com lacunas a serem completadas), alguns exercícios, dicas de livros e filmes etc. Seu formato se assemelha a um capítulo de um livro didático. Devem conter a descrição de todas as etapas de uma aula de filosofia, salientando o problema central, os temas filosóficos envolvidos (clássicos ou contemporâneos) ou de teor filosófico, o conjunto de instruções para fichamento de textos, construção de mapas conceituais, produção de argumentos, redações filosóficas e exercícios a serem realizados.
Formatação:
Tipo de arquivo: .doc ou .docx
Número mínimo de páginas: 1
Número máximo de páginas: 8
Tipo de fonte (letra): Times New Roman tamanho 12 (11 para citações)
Espaçamento de entrelinhas: 1,5

Slides

São recursos utilizados para expor os roteiros de aula, os miniartigos e os exercícios de uma maneira mais didática, eventualmente destacando os pontos mais importantes de cada assunto. Esse tipo de apresentação pode conter o conteúdo de uma ou mais aulas de qualquer teor filosófico. Não há regra a respeito do tipo de letra a ser utilizada ou do tamanho da mesma, pois o CLEF irá manter a formatação feita pelo autor do trabalho. Segundo regras já delimitadas, o CLEF irá inserir um slide inicial e outro final com o seu padrão de apresentações desse tipo.
Formatação:
Tipo de arquivo: .ppt
Número mínimo de páginas: 5
Número máximo de páginas: –

Materiais paradidáticos / de apoio

São materiais que servem de apoio às aulas de Filosofia do Ensino Médio, mas não são adequados para a utilização direta em sala. Podem ajudar os professores a aprofundar um tema (artigos filosóficos, livros), a conhecer algum livro útil para a preparação de suas aulas (resenhas de livros), bem como algumas técnicas e abordagens sobre determinados conteúdos (planos de aula, artigos pedagógicos e livros).

Artigos filosóficos

São artigos de caráter acadêmico. Este tipo de artigo deve conter uma reflexão sobre algum tema ou problema filosófico (clássico ou contemporâneo), estando munido de argumentos bem formados que forneçam uma expansão de perspectivas sobre tais temas ou problemas.
Formatação:
Tipo de arquivo: .doc ou .docx
Número mínimo de páginas: 5
Número máximo de páginas: 15
Tipo de fonte (letra): Times New Roman tamanho 12 (11 para citações)
Espaçamento de entrelinhas: 1,5

Artigos pedagógicos

São textos não adequados para uma aplicação direta em sala de aula, mas que podem auxiliar o professor de Ensino Médio a preparar suas aulas, em geral, sugerindo-lhe diferentes formas de abordar certos conteúdos. Esses textos devem ser escritos em linguagem clara e objetiva e que sejam voltados a interessados em ensino de filosofia (graduandos em licenciaturas, licenciados e professores da disciplina). Este tipo de artigo pode mesclar reflexões sobre o ensino em geral, sobre o ensino de filosofia em particular e pode conter relatos de experiência didática. Meras descrições das mesmas, desacompanhadas de desenvolvimentos argumentativos ou mesmo propositivos, serão preteridas.
Formatação:
Tipo de arquivo: .doc ou .docx
Número mínimo de páginas: 5
Número máximo de páginas: 30
Tipo de fonte (letra): Times New Roman tamanho 12 (11 para citações)
Espaçamento de entrelinhas: 1,5

Livros paradidáticos

Não são adequados para uma aplicação direta em sala de aula, mas podem auxiliar um professor a preparar suas aulas. Podem tanto servir para aumentar os conhecimentos do professor sobre determinados assuntos filosóficos como lhe sugerir diferentes formas de abordar certos conteúdos.
Formatação:
Tipo de arquivo: .doc, .docx .pdf.
Número de páginas: –

Planos de aula

São textos que expõem todo o planejamento para a abordagem de certo conteúdo. Nesse sentido, apresentam o objetivo do professor ao escolher o tema, a sua metodologia (número de aulas, textos e recursos didáticos utilizados etc.) e a bibliografia. Os planos de aula normalmente conectam os diferentes materiais didáticos: roteiros de aula, slides, miniartigos, exercícios e avaliações. Eles devem conter a descrição de todos os aspectos inerentes a uma ou mais aulas. Neles, o docente pode prever os conteúdos que serão contemplados, as atividades envolvidas, os objetivos gerais e específicos dos temas ou problemas a serem trabalhados e o modo como pretende avaliar os educandos. Ao comentar sobre a metodologia a ser utilizada nas aulas é importante determinar o tempo que a escola dispõe semanalmente para aulas de filosofia, pois, em escolas da rede pública os períodos de filosofia se resumem a somente um por semana, de 50 minutos. A bibliografia básica (quando houver) deve ser citada, assim como a bibliografia de suporte utilizada para a confecção da aula. De preferência, deverá conter um comentário que explicite as relações entre os objetivos e a metodologia e, também, esclarecimentos sobre o uso dos recursos textuais, audiovisuais etc.
Formatação:
Tipo de arquivo: .doc ou .docx
Número mínimo de páginas: 2
Número máximo de páginas: 6
Tipo de fonte (letra): Times New Roman tamanho 12 (11 para citações)
Espaçamento de entrelinhas: 1,5

Resenhas de livros

São comentários sobre livros didáticos e paradidáticos voltados ao Ensino de Filosofia. Devem servir como apoio ao professor de Ensino Fundamen­tal e Médio, graduandos e licenciados em filosofia. Além do comentário a respeito da obra é necessário: (i) evidenciar a sua abordagem filosófica – se trata de temas/problemas filosóficos, da história da filosofia, de temática pedagógica (relativa ao ensino da filosofia) entre outros; (ii) descrever a sua referência bibliográfica.
Formatação:
Tipo de arquivo: .doc ou .docx
Número mínimo de páginas: 2
Número máximo de páginas: 10
Tipo de fonte (letra): Times New Roman tamanho 12 (11 para citações)
Espaçamento de entrelinhas: 1,5